top of page

Comunicação interna e a Arte do Endomarketing

  • Foto do escritor: Rafael Benedetti
    Rafael Benedetti
  • 7 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Desatando nós cegos para a informação fluir

O sangue que circula no corpo

A comunicação é como um som ou até mesmo o oxigênio na qual precisa fluir a todos colaboradores, núcleos e áreas. É como o sangue que passa por todas as partes do corpo, e caso alguma parte fique com insuficiência, tudo é influenciado de alguma maneira. A comunicação interna, se usada por todos e para todos, é poderosa e se torna um elemento estratégico para toda e qualquer organização de grande ou pequeno porte.

Informar é iluminar Comunicar-se internamente não é fazer com que os fatos e informações relevantes se empoeirem em estantes, pelo contrário, é dar vida a informação fazendo-a fluir para todas as pessoas de todas as áreas e unidades, independentemente do cargo. É oferecer luz e conhecimento na rotina de trabalho, tirando as pessoas de suas cavernas de Platão (para conhecer sobre este mito ou alegoria da caverna de Platão clique aqui) . Um oceano de dúvidas

Essa informação que correr pelas veias da empresa precisa saciar a sede do colaborador em responder questões básicas que surgem no primeiro dia e, se não respondidas, sempre serão um mistério, essas questões podem ser algo parecido como uma crise gerando perguntas como: onde estou, que lugar é esse, quem são essas pessoas que convivem comigo, qual a missão dessa empresa, para onde ela está indo e por que quer ir até lá, qual a minha ajuda nisso tudo, como que essa empresa se posiciona sobre determinado assunto, como ela pode me ajudar a crescer, quais minhas chances de crescimento, qual é a sua estrutura, o que a área X faz e por que isso é importante, etc. Entre outras inúmeras questões que, as vezes, não são formuladas dessa forma conscientemente, mas que de vez em quando surgem no ar e, caso não haja ou surja a resposta, é como nadar só num oceano ouvindo que deve remar para algum lugar.

Diga-me onde estás e te direi teu propósito

Comunicar-se internamente é acolher e cuidar das pessoas, informando-as de maneira organizada e limpa as dúvidas que foram pontuadas acima, isso pode ter um efeito maravilhoso e evidente impacto na qualidade do trabalho realizado, visto que, se o colaborador conhece as outras áreas e as pessoas com quem trabalha, se sabe onde está e a sua missão nisso tudo, ele vai poder ajudar de maneira bem mais consciente para que o navio continue navegando na direção que aponta o ‘x’ no mapa. Além disso, esse colaborador informado vai poder, em toda sua experiência ou vontade de aprender, ajudar as outras áreas com soluções e alternativas que ele já vivenciou e que as vezes era algo que ninguém enxergava. Com isso estará sendo construída uma cultura de colaboração e construção para somar esforços e chegar todos juntos ao objetivo em comum, e não um trabalho solitário e nebuloso que se enxerga somente a poucos metros a volta. Filosofia do Encantamento O endomarketing, como a palavra já se traduz, é fazer marketing para dentro. Marketing, filosofia de mercado para facilitar o processo de venda de forma estratégica e competitiva. Marketing para dentro é aplicar a filosofia nos colaboradores, fazendo-os aproximar da cultura organizacional de formas criativas e pensadas estrategicamente no valioso público interno. Endomarketing é transmitir aos colaboradores toda a informação da comunicação interna de uma forma mais estratégica e criativa pelos diversos canais internos, falando em linhas gerais. Quando isso ocorre, as pessoas conseguem perceber a cultura da empresa de maneira muito mais impactante e memorável do que simplesmente ler uma descrição da empresa em um folheto informativo. A resposta não está lá fora, está lá dentro O público interno é a alma da empresa, essas pessoas devem ser cuidadas acima de tudo para que o produto final seja entregue com uma qualidade que, de certa forma, espelhe este cuidado que a empresa tem pelos seus colaboradores. E que o cliente seja tratado com cuidado e respeito por alguém que saiba onde está trabalhando e vai procurar a melhor solução conhecendo os processos, áreas e pessoas com quem trabalha.

Antes das empresas terem o olhar para o cliente e o mercado, elas precisam olhar se estão de fato vestidas, e o que vestem, e qual a composição dessa vestimenta e investir em sua qualidade. Estou fazendo uma comparação com as pessoas, da mesma forma que nós cuidamos de toda nossa saúde para sermos melhores e mais saudáveis, as empresas precisam cuidar para as questões internas dela.

É tempo de olhar para as pessoas mais do que para os processos, clientes e previsões financeiras. Não que não sejam importantes, mas para que tudo isso possa acontecer, o fator humano é inevitável. Conheça o estádio e o campo que está jogando Uma coisa é alguém dizer que trabalha em uma empresa que produz tênis e peças esportivas, outra coisa é responder que trabalha em uma das empresas que mais dominam (se não é a que mais domina) o setor esportivo do mundo e ícone da cultura pop, a Nike, que só pelo nome já é perceptível sua presença, posicionamento e impacto. E não precisa ser diferente de uma empresa de 1 ano de vida com 6 colaboradores se ela souber transmitir a todos o motivo de sua existência, para onde ela quer ir, dentre outras informações do seu DNA para que todos possam compreender, vestir a camisa e remar juntos.

Comunique-se internamente com os seus colaboradores, faça com que a magia do endomarketing possa fluir nas veias de cada um, mas antes de mais nada, converse, debata, traga ideias e pessoas, informe para a diretoria, faça pesquisas internas e veja se o campo estará fértil e receptível para essa plantação. É muito importante estudar o cenário interno antes de qualquer ação. Pessoas informadas trabalham melhor, mais conscientes, com mais propósito e com motivos para ação.



Comments


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

Clique aqui e siga a página do Instagram

  • Instagram ícone social
bottom of page