top of page

Cultura de "Somar" no Ambiente de trabalho

  • Foto do escritor: Rafael Benedetti
    Rafael Benedetti
  • 22 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Uma cultura de somar é, antes de mais nada, um posicionamento da empresa com foco na agregação de valor, vida, experiência e conhecimento em suas células, ou seja, nos colaboradores.


Agrega, expande e cresce

O nome deste portal de conteúdo, deste projeto como um todo, reflete por um lado nessa primeira definição do parágrafo acima. Uma cultura de um local de trabalho pode ser, em linhas gerais, um conjunto de práticas e comportamentos que as pessoas adotam, é o modo que as coisas funcionam, as práticas que são feitas, os costumes, as tradições, tudo que é ali construído e que faz sentido conforme os valores, a visão e a missão. Agregar o coeficiente "somar" nessa cultura é entender que os colaboradores, as pessoas, as células dessa empresa, possuem o direito e a oportunidade de crescerem. Além de fazerem seus trabalhos depositando suas energias físicas e vitais, eles possam ter a oportunidade de viver em um ambiente que valorize o aprendizado e desenvolvimento, e não somente a entrega de resultados por si só.


O "somar" é agregar, é crescer, expandir e se desenvolver. É o que muitos profissionais procuram em novas oportunidades de emprego: "Espero poder crescer aqui" "Eu procuro um lugar para aprender e fazer o que sei faze de melhor" "Sai daquele lugar por que não tinha oportunidades de crescimento" Entre outras frases clássicas que se vivem se repetindo.


É o som que navega pelo ar, como a cultura de uma organização.

Por outro lado, o somar também pode ser visto na ligação de duas palavras: som + ar.

O som pode ser metaforicamente associado à cultura de uma empresa, ao que não é de fato visto, mas sim percebido, como um som, uma trilha sonora que compõem o clima. E esse som é percorrido através de todo "ar" da empresa, respiramos isso, somos influenciados e impactados de alguma forma, é o oxigênio daquele lugar. É o som que navega pelo ar, como a cultura de uma organização.Isso pode ser considerado uma mentalidade e estratégia por parte dos líderes e das áreas de pessoas.


Qual o sentido de tudo isso? No final das contas, o importante é a saúde.

Geralmente o foco principal é criar todo um cenário propício para deixar o cliente o mais feliz possível, fazer a venda, gerar receita e pronto, todos vivem felizes para sempre.


Porém o que adianta manter o foco nisso se por dentro não existe também um cuidado e investimento de capital para a melhoria da saúde em todos os sentidos? O que adianta tudo se resumir a ganhar mais dinheiro? Em um propósito e sentido de vida em simplesmente ganhar papel de troca. É claro que precisamos para termos uma vida confortável, mas resumir tudo que é mais profundo somente nisso, é algo insuficiente.


Tantos exemplos que vemos de pessoas que preferem ganhar menos, mas fazendo algo que ofereça mais prazer e mais sentido. No final das contas, a atividade que vai fazer você trabalhar em qualquer hora é aquela que você vê um propósito maior. Com isso, talvez a sua relação com o trabalho mude, talvez você não enxergue mais um trabalho 09h-18h segunda à sexta, mas sim uma atividade que você faz sempre que necessário, as vezes mais as vezes menos.

Um farol que sinalize a sua terra

Por isso que, vale a pena se esforçar para cultivar atividades de autoconhecimento para navegar em águas mais profundas, em busca de algum farol que sinalize uma terra que faça você ver, e querer correr até lá. Não necessariamente chegar até lá, mas estar no sentido dela, faça chuva ou sol, você está indo até lá.


Não somente as pessoas poderiam ter essa motivação de querer ir em busca dos seus sentidos, mas seria bem interessante se as empresas incentivassem isso nos seus colaboradores. Além de ser um serviço em prol da saúde de cada um, é algo que possa iluminar, fazer com que as pessoas percebam o que elas querem, e também perceber o sentido da atividade que estão fazendo nessa empresa, mesmo se não for o sonho de cada uma, mas oferecer a informação do quanto é importante fazer isso que elas fazem, e agradecer por isso.


Isso é uma cultura de somar, é um ambiente que enxergue e valorize essa saúde nas pessoas, que veja o quanto é importante o sentido de cada um, a busca e caminho que cada um está fazendo ou que quer fazer, e poder ajudar de alguma forma. É esse ambiente que possa entender que, aquilo que algumas pessoas fazem, talvez não seja o que ela de fato querem fazer, mas oferecer a importância da suas contribuições naquela atividade. É claro que atingir um grau nesse sentido pode não ser uma atitude fácil mas, se o texto ajudou com alguma inspiração, já é algum movimento sendo feito.

Commentaires


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

Clique aqui e siga a página do Instagram

  • Instagram ícone social
bottom of page