Diversidade nas Empresas - Um Desafio para se tornar uma realidade
- Rafael Benedetti
- 14 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Pense em um cenário de trabalho que fomente ações criativas a partir de discussões e dinâmicas com pessoas de diferentes pontos de vista com distintas histórias, idades, visões e estilos de vida.

No ambiente de trabalho poderia haver pessoas diversas e diferentes, que não necessariamente tivessem o mesmo gosto, a mesma roupa, o mesmo ponto de vista, a mesma velocidade, mas que pudessem ter um senso comum de trabalhar em equipe, em ouvir e se comunicar livremente sua posição em prol de ajudar a empresa da maneira que puderem. E que todos pudessem aprender nesse contato com o novo.
Em um cenário ideal, poderíamos ter esse ambiente diverso e criativo, independente da cor, opção sexual, raça, idade, gênero, religião e qualquer outra categoria que possa rotular e diferenciar. Mas, ainda temos que falar sobre diversidade, ainda vemos empresas que, por dentro, parecem que todos são mais ou menos iguais, seguindo um mesmo padrão. Ainda vemos processos seletivos que priorizam algumas características de determinados grupos de pessoas do que em suas habilidades pessoais e profissionais.

Transformar para se reinventar
Não se trata de ser uma empresa com uma política de diversidade para ter um diferencial competitivo para poder vender mais e ter uma imagem positiva no mercado , tudo com fins comerciais, mas adotar isso como se fosse algo normal e que todas as instituições deveriam também enxergar como tal. A adoção de uma política de diversidade precisa estar alinhada com a estratégia empresarial, e ser alinhada com os principais líderes e gestores. Todos as áreas e pessoas precisam abraçar essa diversidade, se transformarem e, se necessário, se reinventarem se acreditam de fato no propósito da diversidade em sua cultura.
Existem diversas maneiras e práticas atuais que a área de pessoas está adotando para se reinventar e poder permitir que a empresa se transforme, fazendo com que hajam pessoas diversas, distintas e diferentes. Essa diversidade é influenciada em todos os processo da empresa pois ela é integrada a cultura organizacional, ou seja, ela precisa estar presente nos valores, nas práticas, nas ações, nas decisões, na linguagem das pessoas, dos líderes e das comunicações internas e externas da empresa.
Eu posso ser quem eu sou?
Claro que essa diversidade pode trazer grandes desafios para a empresa, tanto nas adaptações físicas quanto na cautela em práticas culturais ou ações internas. Mas uma vez estudado tudo isso, e feito um planejamento para acolher a diversidade, a empresa começa a criar um sentimento de inclusão, aceitação e de globalização. As ideias começam a ter mais fluidez com menos impedimentos e muros. Um clima de diversidade pode trazer mais conforto e confiança para as pessoas se expressarem sem a necessidade de esconder quem de fato elas são. Viver ou trabalhar em um ambiente que hostilize determinadas formas de pensar, pode se tornar algo muito controlador e rígido, além de não fazer bem para a saúde da pessoa, pode impedir que ela trabalhe suas habilidades interpessoais e na eficiência de projetos que exijam mais criatividade.
Se a empresa que você trabalha não tem esse assunto como pauta, essa é uma excelente oportunidade para trazer esse tema à tona, procurando pessoas que pensem assim também, e espalhando como um dominó, para que a diversidade seja cada vez mais uma realidade.
Comments